Cisto de Ovário

Como identificar e tratar o Cisto no Ovário

O cisto no ovário, também conhecido como cisto ovariano, é uma bolsa cheia de líquido que se forma dentro ou ao redor do ovário, podendo provocar dor na região pélvica, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar. Geralmente, o cisto no ovário é benigno e desaparece passado alguns meses sem necessitar de tratamento, no entanto, caso apresente sintomas, pode necessitar de tratamento médico.

Ter um cisto no ovário, na maioria das vezes, não é grave porque é uma situação comum que acontece em muitas mulheres entre os 15 e os 35 anos de idade, podendo surgir várias vezes ao longo da vida.

Os cistos com maiores chances de se romperem ou de haver torção são os que medem mais de 8 cm. Além disso a mulher que consegue engravidar com um cisto grande tem maiores chances de torção, entre as 10 e 12 semanas, porque o crescimento do útero pode empurrar o ovário, havendo torção.

É possível engravidar com cisto no ovário?

O cisto no ovário não causa infertilidade, mas a mulher pode ter dificuldade em engravidar devido às alterações hormonais que levaram ao surgimento do cisto. Porém, com o tratamento adequado, o cisto no ovário tende a diminuir ou desaparecer, fazendo com que a mulher retorne ao seu ritmo hormonal normal, facilitando a fertilização.

Quando a mulher com cisto no ovário consegue engravidar, deve fazer consultas regulares no obstetra pois existe maior risco de complicações, como gravidez ectópica, por exemplo.