Incontinência Urinária

O que é incontinência urinária? Sintomas, causas e tratamento

Então, vamos começar com uma definição de termos. O que exatamente é a incontinência? Simplificando, é a perda do controle da bexiga. Pode variar de pequenos escapes ocasionais quando você tosse, ri ou espirra a uma vontade de urinar que é tão forte, que você não consegue chegar ao banheiro a tempo.

Muitas mulheres com incontinência urinária deixam de realizar certas atividades por causa dos escapes de urina. Talvez elas tenham medo de um acidente constrangedor quando estão com os amigos e, por isso, preferem ficar em casa. Talvez elas deixem de praticar as atividades físicas de que gostam, como aeróbica, tênis, dança ou jardinagem, devido à incontinência. Ou talvez até uma pequena saída para fazer compras, se não houver um banheiro por perto, possa virar uma fonte de ansiedade. Não precisa ser assim. Com um pouco de controle, você pode viver uma vida cheia das atividades que você adora, mesmo sofrendo de incontinência.


Existe um equívoco comum em relação à incontinência, pois muita gente acha que ela só afeta os idosos. Na verdade, uma em cada três mulheres com 35 anos ou mais sofre de incontinência. Portanto, se você tiver pequenos escapes ou jatos, você não está sozinha

Sintomas de incontinência

Os sintomas de incontinência que você apresenta dependem do tipo de incontinência que você tiver. Existem cinco tipos principais de incontinência urinária:

Incontinência por estresse:

A incontinência por estresse é causada por um enfraquecimento do assoalho pélvico, o sistema de músculos, ligamentos e nervos que sustenta a bexiga. Quando o seu assoalho pélvico está enfraquecido, ele não é mais capaz de conter pequenos escapes de urina quando sofre estresse por atividades como tossir, espirrar, rir ou levantar objetos pesados. Leia mais sobre incontinência por estresse aqui.

Incontinência de urgência:

A incontinência de urgência, também conhecida como bexiga hiperativa, ocorre devido a danos nos nervos ao redor da bexiga. Como resultado, a bexiga deixa de comunicar-se efetivamente com o cérebro quando precisa ser esvaziada. Isso leva a um desejo repentino e intenso de urinar, mas muitas vezes não dá tempo de ir ao banheiro, resultando em uma perda involuntária de urina. O desejo de urinar pode surgir com mais frequência do que com uma bexiga saudável, geralmente fazendo com que você se levante mais de uma vez no meio da noite para urinar. Leia mais sobre a incontinência de urgência aqui.

Incontinência por transbordamento:

A incontinência por transbordamento ocorre quando a bexiga não consegue se esvaziar completamente. A pressão de uma bexiga excessivamente cheia resulta em um gotejamento ou fluxo constante e involuntário de urina. Leia mais sobre incontinência por transbordamento aqui.

Incontinência funcional:

A incontinência funcional é o resultado de uma deficiência física ou mental que a impede de ir ao banheiro a tempo de esvaziar a bexiga.

Incontinência mista:

A incontinência mista é qualquer combinação de dois ou mais dos tipos de incontinência mencionados acima.

Horário de Atendimento

Seg à Sex 08:00 às 12:00
13:30 às 18:00

Webgopher 2020 | Todos os direitos reservados

Clinica Maternal
Fale conosco via Whatsapp