Perineoplastia

O que é e como é feita a cirurgia

A perineoplastia é utilizada em algumas mulheres após o parto para fortalecer os músculos pélvicos quando outras formas de tratamento não apresentam resultado, especialmente nos casos de incontinência urinária. Esta cirurgia tem como função reparar as lesões do tecido de forma a recuperar a sua estrutura inicial antes da gravidez, já que o procedimento reconstrói e aperta os músculos.

O períneo é uma região de tecido que fica entre a vagina e o ânus. Por vezes, o parto pode causar lesões nessa região, podendo causar frouxidão vaginal. Assim, este tipo de cirurgia é muito utilizado para aumentar a força dos músculos pélvicos quando não é possível alcançar bons resultados apenas com a realização de exercícios de Kegel.

Normalmente, a perineoplastia demora cerca de 1 hora e, embora, seja feita com anestesia geral a mulher não precisa ficar internada no hospital, podendo voltar a casa após o término dos efeitos da anestesia. O preço da cirurgia de perineoplastia é de aproximadamente 9 mil reais, no entanto, pode variar de acordo com a clínica selecionada e a complexidade da cirurgia.

Quem deve fazer a cirurgia

Este tipo de cirurgia está indicada para mulheres que foram submetidas a um parto vaginal e sentiram a vagina frouxa, diminuição da sensibilidade durante o contacto íntimo, incontinência urinária ou alterações nos hábitos intestinais.

No entanto, existem mulheres que não foram submetidas a um parto vaginal, mas que, por outras razões, podem necessitar de recorrer a esta cirurgia, como sofrerem de excesso de peso, por exemplo.

Como é a recuperação

Na maioria dos casos, a recuperação é rápida e a pessoa pode voltar ao trabalho alguns dias depois, no entanto, pode ocorrer sangramento, o que é normal, e para isso deve-se usar um absorvente. Os pontos geralmente são reabsorvidos em cerca de 2 semanas.

O médico pode prescrever analgésicos para suportar a dor que se pode manisfestar nos primeiros dias. Além disso, durante o pós-operatório é recomendado o seguinte:

• Ingerir muita água e fibras, para evitar a prisão de ventre;
  • Evitar o contacto íntimo por cerca de 6 semanas;
  • Manter o repouso em casa durante 1 semana;
  • Evitar banhos quentes muito demorados durante as primeiras 2 semanas;
  • Evitar exercício intenso, como correr ou ir na academia, durante 2 semanas ou até indicação do médico.

Além disso, deve-se estar atento a qualquer sintoma que possa surgir, como sangramento intenso, dores fortes, febre ou corrimento com mau cheiro, por exemplo, que podem ser sintomas de uma infecção.